segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Massificação do Pensamento e a Censura nos Meios de Comunicação



O ser humano vive acorrentado a um modo de vida imposto pela sociedade contemporânea, que massifica a maneira de pensar e agir de modo que tudo se torne tão sistemático a ponto de limitar ou comprimir a sua visão de mundo e de si mesmo. Os ideais pregados e incutidos são logo aderidos através de um constante bombardeio de informações e idéias que se repetem com grande velocidade, fixando-se no intelecto de maneira inconsciente, porém ainda capaz de exercer uma influência de peso no pensamento.

Os meios de comunicação se tornaram não apenas um canal de influência, mas uma forma de controlar o ser humano e até mesmo de indiretamente reprimir ou estimular convicções e ações. Na sociedade globalizada, o homem é institucionalizado e limitado por uma existência sustentada pela superficialidade das relações e a execução de atividades mecânicas e usuais, gradativamente cegando-o com alvos vãos e sua visão distorcida de felicidade e progresso. Assim, o homem deixa de compreender a si mesmo e o mundo em que vive.

Devido a isso, torna-se fundamental “(...) ter olhos quando os outros os perderam (...)”, não no caso de uma cegueira literal ou física, mas no sentido de criar formas de comunicação que contemplem um modo diferente de interpretar e transformar a realidade. Se “(...) a voz é a vista de quem não vê (...)”, manifestar, comunicar ou expor os elementos que resgatem uma percepção que se perdeu é responsabilidade daqueles que se propõem a utilizar os meios de comunicação existentes ou a desenvolver outros, para romper conceitos pré-estabelecidos e libertar o homem de qualquer forma de censura imposta pelo sistema, mesmo que indireta, pois essa ainda é capaz de reprimi-lo e aliená-lo.

Numa “epidemia de cegueira” que atinge todas as camadas da sociedade, é preciso identificar quem seriam as pessoas de visão, quem foram, quem são e que impacto poderão futuramente causar. Seriam elas uma ameaça à ordem social? Seriam suas idéias o estopim de revoluções? Seria o uso da autoridade um meio de comprometer a liberdade nos meios de comunicação? Seria a censura uma imposição necessária?

Lucas O. Ornaghi

2 comentários:

  1. Gostei, meu caro. Favor continuar divulgando.

    Eduardo Damasio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar. Muito obrigado Eduardo. Seja bem vindo ao Espaço da Redação. Não deixe de ler os outros posts. Abs ;)

      Excluir